A Pandemia do Covid-19 e Ataques de Vírus Cibernéticos.

A Pandemia do Covid-19 e Ataques de Vírus Cibernéticos.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Com a pandemia do Covid-19 também aumentaram os casos de ataques de vírus cibernéticos.

Toda a preocupação hoje no Brasil e no mundo está voltada para o COVID-19, e por esse motivo, uma das medidas adotadas para evitar a propagação do vírus é o isolamento ou distanciamento social. Devido a isso, muitas pessoas estão ficando em casa e como conseqüência, o aumento de pessoas conectadas à internet pois ela é um dos meios mais fáceis e baratos de se comunicar com parentes e amigos e também um entretenimento para nos ajudar a passar o tempo e também, muitas empresas estão permitindo que seus funcionários trabalhem a partir de casa, o que chamamos de “home office”, utilizando computadores e notebooks.

Segundo informações obtidas em diversos sites de notícias na internet, houve um aumento de mais de 130% de ataques hackers contra empresas no mês de março, pois trabalhos em home office, realizados em computadores remotamente não contam com as mesmas estruturas internas e com os sistemas de proteção que essas empresas possuem,  deixando assim, esses computadores mais vulneráveis a ataques, por isso, os criminosos virtuais estão se aproveitando dessa oportunidade para aplicar golpes cibernéticos.

A pandemia do Covid-19 e o vírus cibernético.

O COVID-19 acaba sendo um dos temas utilizado nos ataques, onde em alguns desses ataques feitos por meio de phishing, que seria algo como “fisgar” o usuário com alguma “isca”. A isca pode ser uma mensagem enviada para o e-mail do usuário contendo informações sobre o vírus  mas que contém link malicioso. Outro exemplo é o uso de aplicativos que são oferecidos para ajudar a pessoa a identificar se ela está com o vírus, mas na verdade esse aplicativo ao ser instalado poderá ter acesso aos dados da pessoa como senhas, números de cartão de crédito ou até mesmo clonar o número do celular.

Recentemente eu recebi uma mensagem no meu celular de como eu poderia sacar o dinheiro do auxílio emergencial, para isso eu tinha que clicar no link recebido, sendo que o auxílio havia acabado de ser aprovado pelo governo mas ainda não tinha sido definido como iriam efetuar o pagamento, suspeitei logo de cara.

A pandemia do Covid-19 e o vírus cibernético.

E para quem pode, uma das formas de se proteger de ataques é utilizando uma VPN (Virtual Private Network)  que analogicamente podemos comparar como um túnel protegido (criptografado) que faz a ligação entre um computador e o servidor da empresa.

Portanto, pesquise antes para saber se a informação que está recebendo é verdadeira e desconfie de qualquer mensagem que contenha um link, seja no celular, email, ou SMS.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A Pandemia do Covid-19 e Ataques de Vírus Cibernéticos.

Enviando Comentário Fechar :/